Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: Dilemas e tensões
Palabras clave:
Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada, Inovação pedagógicaResumen
Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em andamento denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e os Processos de Inovação Pedagógica na Escola: Dilemas e Tensões” cujo objetivo é compreender a relação entre o desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na prática de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Porto Seguro-Ba. O estudo parte da convicção de que é importante uma formação continuada situada no paradigma da inovação, cujo intento é proporcionar aos professores a reflexividade sobre suas práticas, no sentido de buscar uma aprendizagem significativa para a formação dos jovens. Nesse sentido, inicialmente, faremos um breve histórico das políticas de formação de professores no Brasil, logo após, uma pequena reflexão a respeito dos conceitos de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, trazendo uma discussão acerca de dilemas e tensões do ser professor ao vivenciar processos de inovação pedagógica. Para discussão, neste trabalho, elegemos duas categorias teórico-analíticas: o desenvolvimento profissional docente, que está relacionado com a melhoria das condições de trabalho, da autonomia e da capacidade de ação dos professores, como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, superando a fragmentação de momentos formais, tanto da formação inicial, quanto da continuada, de acordo com Marcelo Garcia (1999; 2009) e Formosinho (2009) e inovação pedagógica, a qual é associada à renovação pedagógica, à mudança, à melhoria e envolve diversos contextos relacionados à educação como programas de ensino, escola, currículos, conforme afirma Carbonell (2002). Assim, produzimos esse trabalho buscando contribuir qualitativamente com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores, visando o desenvolvimento profissional docente.
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