Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: Dilemas e tensões
Keywords:
Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada, Inovação pedagógicaAbstract
Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em andamento denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e os Processos de Inovação Pedagógica na Escola: Dilemas e Tensões” cujo objetivo é compreender a relação entre o desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na prática de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Porto Seguro-Ba. O estudo parte da convicção de que é importante uma formação continuada situada no paradigma da inovação, cujo intento é proporcionar aos professores a reflexividade sobre suas práticas, no sentido de buscar uma aprendizagem significativa para a formação dos jovens. Nesse sentido, inicialmente, faremos um breve histórico das políticas de formação de professores no Brasil, logo após, uma pequena reflexão a respeito dos conceitos de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, trazendo uma discussão acerca de dilemas e tensões do ser professor ao vivenciar processos de inovação pedagógica. Para discussão, neste trabalho, elegemos duas categorias teórico-analíticas: o desenvolvimento profissional docente, que está relacionado com a melhoria das condições de trabalho, da autonomia e da capacidade de ação dos professores, como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, superando a fragmentação de momentos formais, tanto da formação inicial, quanto da continuada, de acordo com Marcelo Garcia (1999; 2009) e Formosinho (2009) e inovação pedagógica, a qual é associada à renovação pedagógica, à mudança, à melhoria e envolve diversos contextos relacionados à educação como programas de ensino, escola, currículos, conforme afirma Carbonell (2002). Assim, produzimos esse trabalho buscando contribuir qualitativamente com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores, visando o desenvolvimento profissional docente.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.
BAZZO, V. L. Os institutos superiores de educação ontem e hoje. Educar, n. 23. Curitiba: UFPR, 2004.
CANÁRIO, R. Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas. In:
BARROSO, João. (org.). O estudo da escola. Portugal: Porto Ed., 1995.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. F. Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DELGADO, D. M. Inovação em educação na berlinda: da instrumentalização à emancipação. Linhas Críticas, v. 21, n. 46, p. 764-783, 11. 2015. [Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4725/4312; Acesso em 11/05/2020].
FERREIRA, K. C. S. Da Formação Inicial à Formação Continuada de Professores/as: a arquitetura do Desenvolvimento Profissional Docente. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2016.
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema. v. 21, n. 29, p. 43-70. Rio Claro, 2008.
FIORENTINI, D. e CRECCI, V. M. Desenvolvimento Profissional DOCENTE: Um Termo Guarda-Chuva ou um novo sentido à formação? Form. Doc. v. 05, n. 08, p. 11-23, jan/jun. Belo Horizonte, 2013.
FORMOSINHO, J. Ser professor na escola de massas. In: FORMOSINHO, João et al (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
FREITAS, H. C. L. de. A reforma do ensino superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação e Sociedade, v. 20, n. 68, p. 17-43, Campinas, 1999.
FREITAS, H. C. L. de. Formação de Professores no Brasil: 10 Anos de Embate Entre Projetos de Formação. Educação e Sociedade, vol. 23, n. 80, p. 136-167. Campinas, 2002.
GARCIA, W. E. e FARIAS, I. M. S. de. Estado, Política Educacional e Inovação Pedagógica. O público e o privado. nº 5. Janeiro/Junho. 2005.
GATTI. B. A. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. Campinas, 2010 [Disponível em http://www.cedes.unicamp.br; Acesso em: 09/05/2020].
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HAGEMEYER, R. C. de C. Dilemas e desafios da função docente na
sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar, n. 24, p. 67-85, Curitiba: UFPR, 2004.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Trad. J. Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, pp. 7 22. 2009.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MEC-BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
MEC-BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
MEC-BRASIL. Ministério da Educação. LDBEN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
MEC-BRASIL, Ministério da Educação. PARFOR, Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
MEC-BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
MEC-BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
MIZUKAMI, M. da G. N. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa:
Dom Quixote, 1997.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. O desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, João et al (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.
PALMA FILHO, J. C. A política pública para a formação docente no brasil. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014.
RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.