Juventudes rurais do Território do Sisal

Por uma educação de autogestão pautada nas especificidades locais

Autores

Palavras-chave:

Educação de autogestão, Juventudes rurais, Território do Sisal

Resumo

O presente artigo pretende discutir acerca da compreensão da categoria juventude a partir das redes de relações tecidas entre esta e os contextos socioculturais pelos quais transita, o que nos faz reivindicar políticas, ações e uma educação pautada nas especificidades locais. Compreendendo o Território do Sisal como um espaço marcado pelas desigualdades e pela desescolarização forçada, se faz necessário pensar nesses jovens como atores/atrizes do desenvolvimento de suas áreas de pertença, e da educação autogestionária pautada em políticas focalizadas como possibilidade de superação dessas mazelas. Nesse sentido, essa pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, recorremos a autores como Pais (2009), Marin (2019) e Froehlich (2019) a fim de abordar as categorias juventudes e juventudes rurais a partir de uma concepção histórica, social, cultural; Castro et al. (2019) para fundamentar a discussão de políticas focalizadas; Nunes, Santos, Barreto (2015) com as  suas contribuições acerca do OBEJ para a educação no território do Sisal, e por fim, Costa, Oliveira e Melo Neto (2006) para direcionar uma reflexão sobre as potencialidades de se pensar a educação como um despertar à sensibilização para autogestão.  Como via de implementação de políticas focalizadas elegemos o Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA) como elemento importante para pôr em prática as pautas da educação das especificidades locais para ação de autogestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hadson Bertoldo Sales Lima, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

[1] Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduc– UNEB, Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia– UNEB. Pós-Graduado em Educação, Cultura e Diversidade- UFRB; Graduado em Licenciatura em Geografia- UNEB. Professor da Educação Básica na Escola Produção Comunitária da Comunidade da Ribeira em Araci, Bahia. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). 

Darluce Andrade de Queiroz Muniz , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Pós-Graduada em Gestão da Educação (UESC), Mídias e Educação (UESB), Coordenação Pedagógica (FINOM); Graduada em Pedagogia (UESC). Professora Da Educação Básica na Escola Comunitária São Boaventura – Canavieiras, Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais. Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC).

Referências

CASTRO, Elisa Guaraná; ROCHA, Ana Tereza Ferreira; LEMOS, Leonardo Tavera; MACEDO, Severine Carmem. Desenvolvimento territorial no Brasil e o papel estratégico das juventudes rurais. In: MARIN, Joel Orlando Bevilaqua e FROEHLICH, José Marcos. Juventudes rurais e desenvolvimento territorial. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019. p. 101- 131.

COSTA, Francisco X . P. da; OLIVEIRA, Iolanda C. de; MELO NETO, José F. de. Incubação de empreendimento solidário popular: fragmentos teóricos. João Pessoa: Ed da Universidade Federal da Paraíba, 2006 – capítulo Autogestão.

DIAS, Acácia Batista; CUNHA, Adaiane Lopes; OLIVEIRA DA SILVA, Adriana; OLIVEIRA, Ildes Ferreira de. Potencial de indicação geográfica do sisal na Bahia. Cad. Prospec., Salvador, v. 8, n. 1, p.174-181 jan./mar. 2015. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/viewFile/12284/pdf_91. Acesso em: 19 nov.2020.

DOWBOR, Ladislau. Educação e Desenvolvimento. Disponível: http://www.apodesc.org/sites/documentos_estudos/arquivos/DesenvolvimentoEDUCACAO_E_DESENVOLVIMENTO_LOCAL_Ladislau%20Dowbor.pdf. Visita em: 23/03/2011.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Social: pra quê?. São Paulo: Moderna, 2003.

MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. Juventudes Rurais: processos sociais e temáticas de pesquisa. In: MARIN, Joel Orlando Bevilaqua e FROEHLICH, José Marcos. Juventudes rurais e desenvolvimento territorial. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019.

NUNES, Eduardo J. F; SANTOS, Marcos C. G. dos; BARRETO, Maria Railda N. O Observatório de educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular no Território do Sisal- Bahia. Educação e Contemporaneidade -Revista da FAEEBA, Salvador, v.24, p. 183-197, jan./jun. 2015.

PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude: alguns atributos. Análise Social. V. 0l. XXV (105-106), 1990.

SOUZA, Heron Ferreira; SANTOS, Aline de Oliveira Costa; MUTIM, Avelar Luiz Bastos. Educação Profissional, Territórios e Resistências: contribuições do pensamento de Paulo Freire e práxis territorial. In: SOUZA, Heron Ferreira; MUTIM, Avelar Luiz Bastos; SANTOS, Aline de Oliveira Costa (Orgs). Educação Profissional, Territórios e Resistências: diálogos com Paulo Freire. Recife/PE: Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, 2021 (pág. 211 a 236). Disponível em: www.centropaulofreire.com.br/e-books/digitais

VIEIRA JUNIOR, Itamar, Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Lima, H. B. S., & Muniz , D. A. de Q. (2022). Juventudes rurais do Território do Sisal: Por uma educação de autogestão pautada nas especificidades locais. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 217–234. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14457

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina