Educação do campo e políticas públicas educacionais no município de Tabatinga, Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Movimentos Sociais.

Resumo

Este artigo aborda as políticas públicas voltadas às populações do campo, contemplando programas desenvolvidos pelo IFAM - Instituto Federal do Amazonas / Campus Tabatinga. O objetivo é compreender a educação do campo em Tabatinga e sua possível articulação com as lutas dos movimentos sociais, no desenvolvimento das políticas públicas. Foram consultados documentos produzidos pelo IFAM, movimentos sociais, sindicatos e secretarias municipais de educação. A escola do campo na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e a realidade do entorno, garantindo a qualidade da educação, direitos, especificidades, histórias de vida, memórias e valorização cultural. Os resultados mostram que as políticas públicas educacionais, em diálogo com as populações do campo, são ainda muito insipientes. Nessa conjuntura, os movimentos sociais podem contribuir na organização dos sujeitos camponeses.

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Biografia do Autor

Elenilson Silva de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Mestre em Ciências com ênfase em Educação Agrícola (UFRRJ). Latu sensu em Conservação de Recursos Naturais (UEA). Atua na docência na Educação Profissional e Tecnológica desde 2010, como Professor EBTT do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de agricultura, desenvolvimento regional sustentável, educação do campo, agroecologia e territorialidades na Amazônia.

Ramofly Bicalho Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Associado III na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Atua com as seguintes temáticas: Políticas Públicas de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação Popular.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Oliveira, E. S. de ., & Santos, R. B. (2022). Educação do campo e políticas públicas educacionais no município de Tabatinga, Amazonas. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 179–195. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14192

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina