Literatura Infantil em Classe Multisseriada
Alfabetização e diversidade étnico-racial
Palavras-chave:
Literatura Infantil, Diversidade, Escola do CampoResumo
A educação literária possibilita, de forma prazerosa, o enriquecimento do repertório, o imaginário e o conhecimento dos leitores. Esse artigo se delineia a partir de práticas pedagógicas através da narração de história desenvolvidas de maneira lúdica com o intuito de despertar o gosto pela leitura e a aprendizagem, como também o respeito à diversidade na questão étnico- racial numa composição plural e humana de respeito às diferenças. Nesse sentido, a história narrada foi “Menina Bonita do Laço de Fita” (2016) de Ana Maria Machado, levando em consideração que a história nomeia de forma divertida o respeito às diferenças em prol da construção de uma sociedade em que as pluralidades sejam valorizadas. O estudo foi desenvolvido em Classe Multisseriada do 1º/2º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola do campo do município de Corrente- PI, em uma sequência de dois dias (2) de aula, tendo como objetivo geral, analisar a formação leitora e escrita, pontuando questões sobre a história narrada destacando a valorização e o respeito quanto à diversidade humana. A escola é um espaço coletivo de aprendizagens que contribui para a construção identitária. Portanto, esse estudo foi realizado no sentido de despertar na criança o respeito e a aceitação em relação à diversidade para as relações étnica- racial possibilitando as crianças reflexões sobre que cada ser humano é diferente, para que na vivência em sociedade tenha atitudes demonstrando empatia diminuindo atos discriminatórios ou preconceituosos.
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