Portfólios, Memes e o Estágio Docência na Licenciatura em Matemática

Um relato de experiência no Brasil pandêmico de 2021

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Covid 19, Licenciatura em Matemática

Resumo

Neste texto, objetivamos relatar uma experiência de realização do Estágio Docência no Ensino Superior em um curso de Licenciatura em Matemática durante o período da pandemia, com a necessidade de distanciamento social. Nesta experiência, a entrega de um portfólio contendo as construções realizadas durante a disciplina fora considerado trabalho final e, neste texto, compartilhamos o fato de licenciandas/os utilizarem recorrentemente, memes para expressar opiniões, sentimentos ou para dar ênfase em alguma dimensão das discussões ocorridas no âmbito da disciplina.  Balizados por discussões da literatura que envolvem Portfólios, Memes e Educação Matemática, apresentamos reflexões a partir da experiência que vão ao encontro do uso de memes por licenciandas/os em Matemática. Por fim, destacamos o uso de portfólios como estratégia avaliativa durante a pandemia possibilitou as/aos licenciandas/os se valerem de diversas formas de linguagem, expressão e comunicação em seus trabalhos, o que enriquece, sobremaneira, as possibilidades formativas empreendidas no processo formativo inicial de professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Representante na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Teoria Crítica). É Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpel) formada por Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade do Chile, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade Autônoma de Zacatecas. Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, extensão e orientação, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo.

Referências

BONA, A. S.; BASSO, M. V. A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 399-416, 2013.

BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. C.; SANT’ANA, I. P. Memes com viés matemático e suas potencialidade para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, n. 1, p. 173-188, 2020.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 4, 1995.

FRISKE, A. L; ROSA, M. Memes, Matemática e formação com professores/professoras: uma perspectiva sociopolítica. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, p.1-20, e021019, 2021.

MENDES, M. T. et. al. Portfólio de aprendizagem: um instrumento para avaliação em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 01-20, 2019.

MENEGHETTI, R. C. G. Constituição do saber matemático: reflexões filosóficas e históricas. Londrina: EDUEL, 2010.

MENEGHETTI, R. C. G. O Intuitivo e o Lógico no Conhecimento Matemático: análise de uma proposta pedagógica em relação a abordagens filosóficas atuais e ao contexto educacional da matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 22, n. 32, p. 161-188, 2009.

PAULO, R. M.; SANTOS, J. C. A. P. Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, pp. 183-197, 2011.

POSTINGUE, T. P. Formar Para Avaliar: Racionalidade comunicativa e currículos de licenciatura em matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2019.

SACHET, B.; ROSA, M. A Concepção de Gênero por Meio de Memes em uma Aula de Matemática: uma análise sob as lentes da decolonialidade. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 11, n. 2, p. 105-124, 2021.

SILVA, K. A. P.; DALTO, D. O. Portfólio de atividades de modelagem matemática como instrumento de avaliação formativa. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 371-393, 2020.

SILVA, J. J. Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. p. 45-58. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

SILVA, J. J. Filosofias da Matemática. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Taveira, F. A. L., & Peralta, D. A. (2022). Portfólios, Memes e o Estágio Docência na Licenciatura em Matemática: Um relato de experiência no Brasil pandêmico de 2021. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 614–625. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13821

Edição

Seção

Relato de Experiência (práticas educativas, saberes de mestres populares)