Comunidades Pedagógicas Decoloniais de Aquilombamento

Impasses, limites e enfrentamos na luta antirracista

Autores

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico Axé Odara, Odaraperspectivismo, Educação antirracista

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa-intervenção vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Objetiva discutir impasses, limites e enfrentamentos do “Projeto Pedagógico Axé Odara”, no contexto do Colégio Estadual Cristina Batista (CECB), em Porto Seguro, na Bahia. A escolha da metodologia de pesquisa-intervenção justifica-se devido ao fato de viabilizar a construção de espaços de problematização coletiva junto às práticas de formação e potencializando a produção de um novo pensar/fazer educação (AGUIAR; ROCHA, 2003). À pedagogia engajada, erigida durante a pesquisa-intervenção, denominamos “Odaraperspectivismo”, uma experiência educacional decolonial e crítica. Este artigo reflete acerca de uma práxis educacional comprometida com uma educação antirracista, destacando possibilidades e limites em desenvolver atividade pedagógica insurgente que movimente a escola e decolonize mentalidades, ao passo que erige uma “Comunidade Pedagógica Decolonial de Aquilombamento” interessada na educação como prática libertadora e em estratégias pedagógicas que sirvam não só para as/os educandas/os, mas também para as/os professoras/es.

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Biografia do Autor

Cauim Benfica, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA)

Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) pela UFSB (2020). Possui pós-graduação Lato Sensu em Estudos Transdisciplinares em Cultura pela UNEB (2017), especialização em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2013). Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (2007) e Licenciado em Geografia pela FACE - Faculdade de Ciências Educacionais (2008). Atualmente é professor efetivo de geografia do Colégio Municipal de Porto Seguro e do CIEB – Campus Integrado de Educação Básica da Bahia, Porto Seguro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência na disciplina de geografia e coordenação pedagógica no Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos. Possui interesse em pesquisas sobre Educação Crítica/Freireana, Obras de Intelectuais Negras/os, Religiões de Matriz Africana e Estudos Decoloniais.  

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Benfica, C. (2022). Comunidades Pedagógicas Decoloniais de Aquilombamento: Impasses, limites e enfrentamos na luta antirracista. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 543–564. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13360