Discursos sobre educação das relações étnico raciais nos planos de governo no município de Brumado/BA

Autores

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Sentidos, Discursos

Resumo

Neste artigo objetivamos compreender os sentidos e discursos de educação para as relações étnico-raciais presentes nas narrativas dos planos de governo dos candidatos eleitos no município de Brumado, no período compreendido entre 2013-2016 e 2017-2020. Para isso, valemo-nos da contribuição de Laclau e Mouffe e da noção de performatividade proposto por Stephen Ball.  Concluímos que as relações étnico-raciais foram escamoteadas nos planos de governo analisados, pois nas propostas apresentadas elas são totalmente ignoradas, evidenciando que existe um racismo estrutural e institucional em suas condutas, já que não existe menção ao cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08. 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutoranda em Ensino do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Silva, A. C. S. ., & Eugenio, B. (2022). Discursos sobre educação das relações étnico raciais nos planos de governo no município de Brumado/BA. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 494–517. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13172