Docência em devir
Narrativas de professoras de biologia negras
Resumo
Este artigo tece reflexões sobre como a identidade racial pode influenciar a construção da identidade docente. Para essa reflexão utilizamos a metodologia e a perspectiva de narrativa autobiográfica por possibilitar registrar os impactos das experiências de vida e da formação, nas práticas profissionais e dos conhecimentos pedagógicos construídos por meio de suas experiências. O material empírico do estudo é constituído pelas trajetórias de vida de uma docente de Biologia negra nos seus primeiros anos de docência e pelo memorial autobiográfico de uma futura docente em Biologia. Foram abordados os atravessamentos da identidade étnica pertinentes à mulher negra e seu despertar para sua identidade racial. Argumentamos em favor da formação docente, de modo geral e, em particular, em Biologia, para aprofundar os modos de intervir em situações de racismo escolar e também para que se formem futuros professores em práticas pedagógicas pautadas de consciência no combate ao racismo.
Palavras-chave: Formação docente; Professoras negras; Narrativas (auto)biográficas; Ensino de Biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.