Portfólios, Memes e o Estágio Docência na Licenciatura em Matemática
Um relato de experiência no Brasil pandêmico de 2021
Resumo
Neste texto, objetivamos relatar uma experiência de realização do Estágio Docência no Ensino Superior em um curso de Licenciatura em Matemática durante o período da pandemia, com a necessidade de distanciamento social. Nesta experiência, a entrega de um portfólio contendo as construções realizadas durante a disciplina fora considerado trabalho final e, neste texto, compartilhamos o fato de licenciandas/os utilizarem recorrentemente, memes para expressar opiniões, sentimentos ou para dar ênfase em alguma dimensão das discussões ocorridas no âmbito da disciplina. Balizados por discussões da literatura que envolvem Portfólios, Memes e Educação Matemática, apresentamos reflexões a partir da experiência que vão ao encontro do uso de memes por licenciandas/os em Matemática. Por fim, destacamos o uso de portfólios como estratégia avaliativa durante a pandemia possibilitou as/aos licenciandas/os se valerem de diversas formas de linguagem, expressão e comunicação em seus trabalhos, o que enriquece, sobremaneira, as possibilidades formativas empreendidas no processo formativo inicial de professores de Matemática.
Downloads
Referências
BONA, A. S.; BASSO, M. V. A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 399-416, 2013.
BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. C.; SANT’ANA, I. P. Memes com viés matemático e suas potencialidade para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, n. 1, p. 173-188, 2020.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 4, 1995.
FRISKE, A. L; ROSA, M. Memes, Matemática e formação com professores/professoras: uma perspectiva sociopolítica. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, p.1-20, e021019, 2021.
MENDES, M. T. et. al. Portfólio de aprendizagem: um instrumento para avaliação em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 01-20, 2019.
MENEGHETTI, R. C. G. Constituição do saber matemático: reflexões filosóficas e históricas. Londrina: EDUEL, 2010.
MENEGHETTI, R. C. G. O Intuitivo e o Lógico no Conhecimento Matemático: análise de uma proposta pedagógica em relação a abordagens filosóficas atuais e ao contexto educacional da matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, ano 22, n. 32, p. 161-188, 2009.
PAULO, R. M.; SANTOS, J. C. A. P. Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, pp. 183-197, 2011.
POSTINGUE, T. P. Formar Para Avaliar: Racionalidade comunicativa e currículos de licenciatura em matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2019.
SACHET, B.; ROSA, M. A Concepção de Gênero por Meio de Memes em uma Aula de Matemática: uma análise sob as lentes da decolonialidade. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 11, n. 2, p. 105-124, 2021.
SILVA, K. A. P.; DALTO, D. O. Portfólio de atividades de modelagem matemática como instrumento de avaliação formativa. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 371-393, 2020.
SILVA, J. J. Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. p. 45-58. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
SILVA, J. J. Filosofias da Matemática. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
- Visualizações do Artigo 84
- pdf downloads: 47
Copyright (c) 2022 Flavio Augusto Leite Taveira, Deise Aparecida Peralta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- As/Os autoras/es mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-Non Commercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista (Licença Creative Commons Attribution);
- Incentivar o depósito do artigo, mencionando a fonte original de publicação, em repositórios institucionais ou digitais, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, com vistas a ampliar a visibilidade (Veja O Efeito do Acesso Livre).