Portfólios, Memes e o Estágio Docência na Licenciatura em Matemática
Um relato de experiência no Brasil pandêmico de 2021
Palavras-chave:
Pandemia, Covid 19, Licenciatura em MatemáticaResumo
Neste texto, objetivamos relatar uma experiência de realização do Estágio Docência no Ensino Superior em um curso de Licenciatura em Matemática durante o período da pandemia, com a necessidade de distanciamento social. Nesta experiência, a entrega de um portfólio contendo as construções realizadas durante a disciplina fora considerado trabalho final e, neste texto, compartilhamos o fato de licenciandas/os utilizarem recorrentemente, memes para expressar opiniões, sentimentos ou para dar ênfase em alguma dimensão das discussões ocorridas no âmbito da disciplina. Balizados por discussões da literatura que envolvem Portfólios, Memes e Educação Matemática, apresentamos reflexões a partir da experiência que vão ao encontro do uso de memes por licenciandas/os em Matemática. Por fim, destacamos o uso de portfólios como estratégia avaliativa durante a pandemia possibilitou as/aos licenciandas/os se valerem de diversas formas de linguagem, expressão e comunicação em seus trabalhos, o que enriquece, sobremaneira, as possibilidades formativas empreendidas no processo formativo inicial de professores de Matemática.
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