O problema da transmissão textual entre os dois Fulgêncios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.6976

Palavras-chave:

Transmissão textual, Autoria, Latim africano, Antiguidade tardia, Literatura marginalizada.

Resumo

Este trabalho busca evidenciar o problema de transmissão dos escritos fulgencianos, imprescindível para a compreensão da autoria. Nesse sentido, ressalta-se a confusão realizada no processo de atribuição de alguns títulos, atualmente creditados a Fábio Plancíades Fulgêncio (Mitógrafo), a seu homônimo Fábio Cláudio Gordiano Fulgêncio (Ruspense), na medida em que a biografia daquele não apresenta vasta documentação comprobatória supérstite, tendo sido nutridas inúmeras discussões a seu respeito. Para seu conhecimento, muitos investigadores usam fontes indiretas, que englobam citações feitas por outros escritores e referências intratextuais, havendo especial destaque para o prólogo do livro I das Mythologiae. Dessa forma, resta evidenciado que o entendimento da autoria fulgenciana não é tarefa de ordem meramente descritiva, requerendo um olhar filológico atento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão José dos Santos Júnior, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2017), tendo recebido diploma de honra ao mérito (láurea acadêmica), havendo obtido o melhor conceito global final durante o Curso de Graduação em Direito, entre os concluintes da Turma de 2017.1, turno diurno. Atualmente, é doutorando em Literatura e Cultura (UFBA), mestrando em Literatura e Cultura (UFBA), tendo sido aprovado em primeiro lugar para a linha de Estudos de Tradução Cultural e Intersemiótica, pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho (Estácio), pós-graduando em Direito Público (CERS), pós-graduando em Direito Processual Civil (CERS), graduando em Letras (UFBA), havendo sido aprovado em primeiro lugar para seu ingresso, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direito Ambiental e Direito Animal (NIPEDA) e do Núcleo de Antiguidade: Literatura, Performance e Ensino (NALPE). Ademais, possui experiência nas áreas de Letras Clássicas, sobretudo no que tange ao estudo de textos latinos tardo-antigos e da Literatura Marginalizada, Novos Direitos, com enfoque para o Direito Animal, História do Direito, com destaque para o Direito Romano, e Direitos Humanos, principalmente no que concerne a estudos relativos ao Direito das Minorias. Também tem experiência no campo tradutório, já havendo realizado, a partir do latim tardio, traduções literárias de Fulgêncio (Final do séc. V - Início do séc. VI d.C.) e traduções jurídicas de Justiniano (Final do séc. V - Início do séc. VI d.C.).

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

DOS SANTOS JÚNIOR, C. J. O problema da transmissão textual entre os dois Fulgêncios. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 208–226, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.6976. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6976. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS