PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS

Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina

Resumo


A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades
daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.

Palavras-chave


Prática educativa. Prática pedagógica. Prática docente. Práxis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

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e-ISSN: 2358-0194

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