MEMÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA DE TRÊS MULHERES E O PAPEL SOCIO-HISTORICO NA CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE TABUA EM GUANAMBI-BA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel de três mulheres, Dona Lú, Dona Mariquinhae Dona Luzia, na formação da comunidade Tabua, no município de Guanambi-BA. Para tanto buscou-se identificar a história da comunidade a partir da memória de moradores identificando assim o nome delas nas falas; o histórico da vida das três mulheres; foi analisado quais costumes e práticas presentes na vida dessas mulheres foram significativos para a constituição da comunidade e se ainda permanecem. A pesquisa trata-se de um estudo qualitativo, pois busca explicar com profundidade o significado e características dos fenômenos. Para coleta de dados fora utilizada a entrevista semiestruturada, a história oral de vida e narrativas orais com uma das senhoras que ainda está viva e com familiares e pessoas da comunidade. no mundo globalizado que vivemos em que os “causos” se tornam menos frequentes, registrar memórias, costumes e histórias contribui para que a cultura local não se perca no tempo. Além do que ao tratar do papel de mulheres na história vai na contramão de uma historiografia machista muito presente no Brasil. O papel das três mulheres para a formação da comunidade se deu através de espaço e convívio social, do seu jeito de viverem, da opinião forte, da força em encarar a vida e o trabalho, da organização das festas, dos costumes presentes na memória de todos. Contudo tais costumes vem se perdendo na comunidade após o falecimento de Dona Lú e Dona Mariquinha, da idade avançada de Dona Luzia e o esvaziamento populacional na comunidade Tabua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.