PODCASTS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
O Podcast “Respirando com saúde na pandemia” é um produto do projeto de extensão “Cuidado em Saúde de Portadores de Doenças Respiratórias Crônicas na Pandemia da COVID-19”, que utiliza da inovação tecnológica como uma ferramenta para tornar acessível, a discussão de temas voltados a área da saúde. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm se tornado cada vez mais comum em todos os âmbitos das atividades humanas, capaz de representar e transmitir informações. A ferramenta do podcast é um recurso de áudio, que uma vez online, pode ser automaticamente descarregado para computadores, leitores de mp3, smartphones, entre outros, através das plataformas de streaming e desta forma apresenta uma forma alternativa, de otimizar a comunicação com os pacientes, e orientá-los sobre o contexto da pandemia da COVID-19. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência do projeto de extensão na produção do Podcast “Respirando com Saúde na Pandemia”, descrever a revisão bibliográfica do tema e os aprendizados alcançados. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, narrando as vivências do projeto. Foram gravados e disponibilizados 10 episódios de podcasts, com perfil de ouvintes online bastante diversificado, sendo 70% deles mulheres e com idade de 18 a 27 anos, representando 57% do público, com aproximadamente 300 visualizações. O uso de tecnologias, como a ferramenta do Podcast auxiliou no processo de educação em saúde dos pacientes assistidos pelo projeto durante a pandemia, pois através dela foi possível popularizar e difundir a educação e cuidado em saúde, evidenciando a suas potencialidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____
(nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica I
SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE STAES,
a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição
organizadora.