Jogos de console e a educação escolar: a série God of War

Autores

  • Alessandra Marques de Lira Universidade Federal do Amazonas
  • Joaquim Francisco de Lira Neto Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11497377

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis contribuições de jogos de console à educação propriamente escolar. Para tanto, foi adotado como referência o pensamento pedagógico de Paulo Freire, pela importância que o mesmo confere à valorização, por parte do professor, dos conhecimentos que os estudantes já trazem de suas vivências fora da escola. Primeiramente, será tratada, em linhas gerais, a concepção pedagógica freireana. Em seguida, será descrito, resumidamente, o enredo da série de jogos de console God of War, aqui escolhido como exemplo, com o intuito de identificar em que medida tais jogos podem realmente contribuir para o ensino de conteúdos escolares. Desde já é importante dizer que não será proposto que os professores devam buscar conhecer os jogos a fundo. Também não será proposto que os alunos, necessariamente, joguem videogame na escola. O que o presente trabalho defende é a possibilidade de se reconhecer que estes jogos representam mais um meio digital, ao lado de outros, como televisão e internet, através do qual os alunos adquirem conhecimentos que podem ser aproveitados por professores de diferentes disciplinas, em âmbito escolar.

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação