Ensino de conceitos de eletrônica digital no mundo virtual do Minecraft

Autores

  • Maria Elizabete da Silva Souza Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Jamile Anderson Luiz da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Danielle Juliana Silva Martins Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11497257

Resumo

O uso de jogos no contexto escolar traz motivação, interesse e transforma o ambiente e a aprendizagem dos indivíduos participantes. Além disso, a inserção de jogos digitais em sala de aula instiga os alunos a participarem e se envolverem no que fazem. Como proposta o presente trabalho apresenta uma experiência de ensino baseada em jogos digitais onde foi utilizado o jogo Minecraft para o ensino de conceitos de eletrônica digital para crianças. Desse modo, a metodologia nesta investigação foi de natureza aplicada, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação com os alunos participantes. Assim, com o uso do jogo obteve- se resultados positivos relacionados à motivação e engajamento dos alunos. Por fim, conclui-se que é possível desenvolver o aprendizado de conceitos de eletrônica digital para crianças através do jogo Minecraft, elementos e aspectos.

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação