Motivação e Jogos Digitais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Bruna Santana Anastácio UFSC
  • Gleice Assuncao Silva UFSC
  • Daniela Karine Ramos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11497229

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir os aspectos motivacionais atrelados aos jogos digitais em contextos educacionais na modalidade a distância. Para tanto, caracteriza-se como um estudo de caráter exploratório e qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas com os alunos do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin [2007]. A partir disso discute-se as relações presentes entre a motivação, os jogos digitais e a educação a distância, propondo um repensar desta relação, a qual pode resultar em uma maior motivação para a aprendizagem nesta modalidade de ensino.

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação