Game design e educação: formação docente e produção de jogos para alfabetização

Autores

  • Luciana Augusta Ribeiro do Prado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabíola de Azeredo Missel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11497149

Resumo

Desde o século XX, os jogos digitais são protagonistas das transformações tecnológicas intensas que, por meio da convergência das mídias, promovem mudanças na comunicação e na aprendizagem na cultura digital. Em muitas escolas, já é comum o uso de jogos digitais pelos professores em suas aulas. No entanto, os professores desempenham o papel de usuários e não de sujeitos ativos na autoria de jogos. Neste sentido, este artigo parte do pressuposto de que isso ocorre, dentre outras razões, pelo fato dos professores não conhecerem o processo de produção, ou seja, o game design. Nossa proposta é refletir sobre o game design e a formação docente, argumentando que o desenvolvimento de jogos pode ampliar a utilização desse artefato da cultura digital nas práticas pedagógicas dos professores. Para alcançar esse objetivo, o texto descreve as atividades de produção de protótipos de jogos digitais (em forma de tabuleiro) por pós-graduandos na disciplina Game Design e Educação, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 2018. Para análise, foram selecionados os jogos produzidos com temática de alfabetização e letramento, tendo em vista as demandas educacionais relativas ao analfabetismo funcional no Brasil. Concluímos que a formação do professor para o game design – criação e elaboração de jogos vinculados ao planejamento pedagógico – contribui também para o protagonismo estudantil na autoria dos games.

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação