Adoletras: Uma Análise do Jogo em Realidade Aumentada para Auxiliar na Alfabetização

Autores

  • Tatyane S. Calixto da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Marinho da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jeane Cecilia B. de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11496917

Resumo

O presente trabalho, investiga o potencial do jogo Adoletras em Realidade Aumentada (RA), o qual se propõe a auxiliar no processo de alfabetização de crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos. O Adoletras permite trabalhar a grafia das palavras e das sílabas que as compõem de forma lúdica, promovendo uma Aprendizagem Significativa, uma vez que os elementos do jogo estão presentes nos ambientes comuns ao universo infantil. Adicionalmente, o Adoletras possui recursos de RA, levando a uma interação entre objetos concretos que compõem o jogo e os ambientes virtuais exibidos na tela do celular, estimulando a imaginação e corroborando para a construção do conhecimento nos aprendizes. Buscando analisar o potencial educacional do Adoletras, um Estudo de Caso foi realizado com quatro pedagogas. Durante o estudo de caso, aplicou-se um questionário com o intuito de obter feedback e verificar possíveis aplicações do Adoletras para auxiliar no processo de Alfabetização. Os resultados apontam que o Adoletras propicia certa flexibilidade ao professor quanto a sua utilização em sala, apresentando o potencial de enriquecer as experiências de aprendizagem.

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação