The ProUni Game - Ensinando o Processo de Solicitação do ProUni Através de Um Jogo Digital

Autores

  • Tadeu Moreira de Classe Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Victor Henrique de Almeida Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Daniel dos Santos Lopes Faria Faculdades Integradas Vianna Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11496692

Resumo

Os jogos nos últimos anos se tornaram parte significativa no mundo dos negócios tecnológicos, devido à expansão de seu mercado e uso em diferentes áreas como educação e treinamento. Esta expansão, pode também, impulsionar as áreas de processos de negócio e democracia digital, uma vez que ambas buscam a melhoria e inovação de seus processos e serviços através do diálogo com o público externo. Porém, este diálogo passa pela compreensão dos processos, o que é uma tarefa desafiadora devido à sua complexidade. Desta forma, os jogos digitais baseados em processo de negócio buscam suprir o gap entre organizações e seus clientes, através da proposta do design de jogos específicos para isso. Este trabalho busca investigar como criar de jogos digitais baseados em processo de prestação de serviços públicos. Como demonstração, é realizado o desenvolvimento e avaliação do jogo The ProUni Game. Este jogo foi desenvolvido usando o método de game design “Play Your Process”, onde a partir do processo de negócio de solicitação do ProUni, são extraídos elementos do design do jogo para representar o processo de negócio através deles. Visando demonstrar a qualidade e o ganho de conhecimento dos estudantes, antes e depois de jogarem, esta pesquisa também apresentou um caso de estudo sobre o jogo, evidenciando que o jogo tem qualidade e houve um aumento de conhecimento sob o ponto de vista dos jogadores.


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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação