GameFlow e GameFlop: A análise do sucesso mercadológico de jogos utilizando o modelo GameFlow

Autores

  • Matheus Argolo Lira Universidade Federal da Paraíba
  • João Pedro Israel Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Henrique Serrano Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11496589

Resumo

Este trabalho pretende analisar o modelo GameFlow para constatar se a presença ou ausência de seus elementos são condicionantes para o sucesso de um jogo. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de encontrar indicadores para identificar elementos que representam o potencial de sucesso de um jogo no mercado. Para este estudo, foram selecionados dois jogos no mesmo contexto socioeconômico e de gêneros e públicos-alvo semelhantes, de modo que se pudesse reduzir a influência de fatores externos, podendo verificar a presença ou não dos elementos presentes no modelo GameFlow de avaliação de satisfação dos jogadores, comparando com números e análises dos textos encontradas nos reviews dos jogadores na plataforma Steam. Foi concluído que existe uma relação entre a presença dos elementos do modelo Gameflow e o sucesso mercadológico.

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Referências

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT3 - Jogos Eletrônicos, Arte e Design