Exergames nas aulas de Educação Física Escolar: sentidos atribuídos por um professor

Autores

  • Márcio R de Lima Universidade Federal de São João del-Rei
  • Diego S. Mendes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eduardo Henrique de Matos Lima Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11494544

Resumo

Este trabalho relata a aproximação de uma escola pública urbana do uso do videogame com exergamesnas aulas de Educação Física. A pesquisa buscou compreender e sistematizar significações docentes acerca do uso dos exergames em práticas pedagógicas, ponderando potencialidades e limitações dessa tecnologia. Para tanto, foram utilizados doisvideogames Xbox One com Kinect e contou-se com a colaboração de um professor de Educação Física e de seus alunos do 3o ano do Ensino Médio. Metodologicamente, foi empreendida uma pesquisa- ação tendo como base a introdução dos videogames nas aulas, o que permitiu: a imersão de pesquisadores no contexto de estudo e suas aproximações dos sujeitos de pesquisa; a intervenção no cotidiano escolar; a realização de observações e geração de dados empíricos pela via da documentação audiovisual, questionários e entrevistas. Com essas ações foipossível identificar/observar: reconfiguração dosespaços escolares para a Educação Física; ressignificações nas ações pedagógicas envolvendo um processo de revisão e reflexão sobre a prática; introdução de novos conteúdos de referência na unidade curricular; melhorias na motivação discente para as aulas; desenvolvimento de uma cultura participativa discente (estimulada a partir da ação docente e da virtualização do movimento). As limitações envolvendo o uso dos exergames nas aulas estiveram associadas às restrições interpostas pela própria organização escolar, tais como o número de alunos das turmas e o tempo previsto para as aulas. Os indicadores sistematizados na pesquisa sugerem que osexergames propiciam um encontro positivo entre a escola, as práticas da Educação Física e a cultura digital, podendo essa tecnologia ser considerada como uma expansão das vivências corporais na unidade curricular.

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Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT1 - Jogos Eletrônicos e Saúde