Run-Aedes jogo divertido com temática Aedes Aegypti

Autores

  • Ismael M. de Sousa Universidade Federal do Ceará

Resumo

O Aedes Aegypti é o transmissor de muitas doenças, tais como: dengue, febre amarela, zika e chikungunya. De certo, algumas dessas doenças são bem graves e não possuem tratamentos, podendo levar a óbito. Sabe- se que a melhor forma de prevenir a proliferação do mosquito é promover a conscientização da população. Para isso, foi proposto o uso de jogos digitais mobile (aparelhos eletrônicos móveis) para ensinar sobre o mosquito e as doenças transmitidas. Tendo analisado o aprendizado do Run-Aedes com 18 pessoas, entre elas, crianças, adolescentes e adultos, obteve-se 78,94% de acertos nas perguntas do questionário sobre o jogo, além da diversão observada nos participantes, assim, mostrando-se eficiente na aprendizagem sobre o Aedes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BH.GOV. BH.GOV. HTTP://WWW.PBH.GOV.BR/SMSA/ MONTAPAGINA.PHP?PAGINA=BHDENGUE/BIOLOGIA.HTM.

BRAGA, I. A. AND VALLE, D. (2007). AEDES AEGYPTI: HISTÓRICO DO CONTROLE NO BRASIL. ́ EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE, 16(2):113–118.

da saude, M. Ministerio da Saude.combate ao aedes aegypti: prevencao e controle da dengue, chikungunya e zika.

de Almeida, V. d. S. A., Andrade, D. d. S. A. M., and Araujo, A. Exterminadores de dengue: Um jogo educativo dinamico como ferramenta de educac ̧ ˆ ao contra a dengue.

DIRETRIZES, NORMAS E LEIS EM PESQUISA EM SAUDE. DIRETRIZES E NORMAS PARA A PESQUISA EN- ́ VOLVENDO SERES HUMANOS. HTTP://CONSELHO.SAUDE.GOV.BR/RESOLUCOES/ 2012/RESO466.PDF. ACESSO EM: 18 DE DEZEMBRO DE 2018.

ESTUDOMEMORIZACAO. 4 TECNICAS DE MEMORIZAÇÃO SIMPLES E EFICIENTES ̃ HOJE.

G1. G1. número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti aumenta em várzea grande (mt).

PortalEBC. Portal EBC. dengue já matou 77 pessoas no brasil este ano. http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-07/ dengue-ja-matou-77-pessoas-no-brasil-este-ano.

PortalEBC. PortalEBC. Aedes aegypti: conheça a história do mosquito no brasil e suas ́ características.

Ribeiro, R. J., Junior, N. S., Frasson, A. C., Pilatti, L. A., and da Silva, S. d. C. R. (2015). Teorias de aprendizagem em jogos digitais educacionais: um panorama brasileiro. RENOTE, 13(1).

SIGNIFICADO. SIGNIFICADO DE RPG. HTTPS://WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR/RPG/. ACESSO EM: 27 DE DEZEMBRO DE 2018.

Sousa, J., Guimaraes, L., and Pires, Y. ?elimine a dengue?: Um jogo educativo interativo ̃ que oferece informações para eliminar a dengue.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT1 - Jogos Eletrônicos e Saúde