A narrativa em jogos digitais: uma experiência em Undertale

Autores

  • Daiane Amancio Mendes
  • Obdália Santana Ferraz Silva

Resumo

O presente estudo constitui uma análise das narrativas eletrônicas presentes nos videogames, especialmente no RPG Undertale, jogo de videogame criado em 2015, que tem como característica principal narrativas que aproximam o jogador do universo imaginário desenvolvido para o jogo. Essa análise se dá a partir dos conceitos de multiletramentos digitais, a fim de verificar de que forma essas narrativas podem ser trabalhadas como incentivo ao desenvolvimento da leitura e interpretação de textos entre os jogadores em idade escolar. O texto também apresenta definições de narrativas associadas a estudos ligados aos jogos como elementos capazes de promover e aperfeiçoar os processos de leitura e interpretação de texto. A construção textual do artigo tem como suporte teórico estudos de Soares [2002], que discute os multiletramentos na cibercultura; Santaella [2002], que trata do perfil do leitor imersivo e Murray [2003], que embasa a discussão sobre narrativas interativas em jogos digitais, entre outros teóricos. Apresenta-se aqui uma alternativa ao incentivo dos letramentos digitais para o público infanto-juvenil, a partir da estrutura narrativa do jogo Undertale.

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Publicado

2017-04-28

Edição

Seção

Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação