Reavaliando as classificações etárias através de um jogo virtual cognitivo

Autores

  • Walter Alexandre Bicalho UFRJ
  • Claudia Motta UFRJ
  • Carla Marques UFRJ

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar e compreender como se constitui o processo funcional e as representações cognitivas da criança em sua interação com jogos virtuais. Partindo desse princípio analisamos a participação de crianças no jogo da Trilha Topológica, que foi apresentado na versão virtual. Nossa análise se referenciou no estudo da versão manipulável do jogo que foi realizado pela equipe de pesquisa experimental de Barbel Inhelder e Guy Cellérier, em 1996. A versão virtual do jogo foi aplicada e analisada por pesquisadores de Neuropedagogia do curso de mestrado em Informática, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em crianças e jovens, no evento Agenda Rio +20 & Você, inserido na Cúpula Mundial de Educação Metacognitiva. 

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Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

GT4 - Jogos eletrônicos, aprendizagem e avaliação