Uso de Games de Simulação de Agricultura no Ensino Técnico Agrícola

Autores

  • Fernando Hax Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Raymundo Ferreira Filho Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Luis Otoni Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense

Resumo

Este trabalho analisa diferentes tipos de games de simulação de agricultura e suas possibilidades de uso no ensino técnico agrícola. Os games possuem grande potencial de serem utilizados no ensino técnico agrícola, em uma perspectiva baseada na aprendizagem tangencial. A aprendizagem tangencial defende a elaboração de games de entretenimento com conteúdos educacionais e games de simulação de agricultura, por suas próprias características, já apresentam estas qualidades. Os games analisados foram: SimFarm; Jonh Deere American Farmer; John Deere: Drive Green; Agricultural Simulator; Professional Farmer e Farming Simulator. A partir dos elementos destes games, foram destacados aqueles que possuem potencial de aprendizagem tangencial e então desenvolvidas três propostas de utilização destes games em sala de aula, todos com a perspectiva de promover a integração entre teoria e prática através de uma proposta baseada na resolução de problemas. 

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Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

GT4 - Jogos eletrônicos, aprendizagem e avaliação