A Aplicação da Linguagem de Modelagem Unificada (U.M.L.): Novas Perspectivas para o Desenvolvimento de Games Educacionais

Autores

  • William Santos SENAI/CIMATEC
  • Lynn Alves UNEB/SENAI/CIMATEC

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de socializar a produção do game D.O.M (Dispositivo Oral Móvel), considerando as Técnicas de Desenvolvimento Ágil – Scrum, modelado em U.M.L. (Linguagem de Modelagem Unificada) como forma de propiciar uma maior integração entre equipes multirrefenciais, principalmente aquelas que atuam no desenvolvimento de games educacionais. Para concretizar este objetivo é feito uma análise da articulação do Scrum com a U.M.L. no desenvolvimento do game D.O.M..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOOCH, G. U.M.L. - Guia Do Usuário. 2ª Edição. São Paulo, 2010.

BOOCH, G., RUMBAUGH, J., JACOBSON, I. U.M.L.: guia do usuário. O mais avançado tutorial sobre Unified Modeling Language (U.M.L.), elaborado pelos próprios criadores da linguagem. Editora Campus, 2000.

CENSO GAMER. Disponível em http://www.insidecomm.com.br/index.php/br/noticias/midia/82-infografico-censo-gamer-brasil-2012. Acesso em 23 jul. 2014.

GUEDES, G. U.M.L. 2 – Guia Prático - 2ª Edição. São Paulo: Editora Novatec, 2007

GUEDES, G. UML 2: uma abordagem prática / São Paulo: Novatec Editora, 2009.

HIGHSMITH, J. Agile Software Development Ecosystems. Addison -Wesley, Boston, MA, 2002.

KEITH, C. Game Development with Scrum – Addison-Wesley Professional; 1. ed, 2010

PETRILLO, F.S. Práticas ágeis no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos. UFRGS. Instituto de Informática. Porto Alegre – RS, 2008.

TAVARES, R. Fundamentos de Game Design para Educadores e não Especialistas, In Lucia Santaella e Mirna Feitoza, Org. Mapa do Jogo - São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Downloads

Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

GT3 - Jogos eletrônicos e computação