O PERFIL IDENTITÁRIO DOS SUJEITOS EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZ A TEORIA E O QUE SE FAZ NA PRÁTICA
Parole chiave:
Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Egressos de LetrasAbstract
Dar aulas de Língua Portuguesa no mundo contemporâneo requer a ciência de que a língua é dinâmica e traduz em práticas políticas, culturais, sociais e de inclusão e/ou exclusão. O ensino de Língua Portuguesa deve ser pautado numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Este trabalho objetiva discutir aspectos relativos à Prática Pedagógica de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, desenvolvida por alunos egressos do DCH – Campus VI. Utilizaremos como aporte teórico autores que versam sobre o tema e como metodologia a pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico. Espera-se com esta pesquisa que os profissionais envolvidos passem a refletir sobre a sua atuação enquanto professor de Língua Materna e que sirva de apoio para a prática pedagógica de áreas afins.