PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MULHERES CAMPONESAS

Autores

  • Luma da Silva Gonçalves Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Mulheres Camponesas, Práticas educativas, Participação e Formação

Resumo

Este texto objetiva apresentar trajetórias de vida, atuação comunitária e práticas educativas realizadas e/ou vivenciadas por mulheres que participam do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) nos municípios do Território de Identidade do Sertão Produtivo. Elaborou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas que fazem referência as temáticas aqui apresentadas. A compreensão dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa. Para a coleta de dados empíricos realizou-se rodas de conversa, observações, além da entrevista semiestruturada realizada no local onde elas se reúnem. Todas encontraram nos movimentos sociais e religiosos sentido e condições para enfrentarem as discriminações de gênero e as desigualdades. As práticas educativas realizadas pelo MMC, simbolizam o processo de empoderamento das mulheres tanto no aspecto individual quanto no aspecto coletivo e social.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

Gonçalves, L. da S. ., & Reis, S. M. A. de O. (2022). PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MULHERES CAMPONESAS. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15786