PARA ALÉM DO CASULO: A METAMORFOSE FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Autores

  • Magna Melo Viana Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Formação, Metamorfose, Professor, Identidade docente

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de formação de uma professora alfabetizadora do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vereador João Farias Cotrim[1].  No percurso metodológico adotou-se uma abordagem qualitativa. Para recolha dos dados utilizou-se a entrevista. As evidências foram interpretadas a partir da técnica de análise de conteúdo. No caminhar da pesquisa foi possível perceber que a formação da professora alfabetizadora iniciou com seu trajeto de vida pessoal, continuou com seu itinerário profissional, e como estudante de cursos de formação inicial e continuada, e pelas experiências vivenciadas no contexto escolar. Nesses percursos, relacionou-se com várias pessoas e grupos, tudo isso acarretou a construção de seus saberes, de seus valores, resultou na produção de sua vida e em sua identidade docente e sua formação. Dessa forma, o processo formativo do educador ocorre no seu cotidiano, a partir de uma metamorfose motivada a partir de seus conhecimentos, de suas experiências, de suas reflexões e de sua prática.  Por fim, a formação é construída e não imposta, são nas mutações de reconstrução que vai se formando um professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Viana, M. M. ., & Reis, S. M. A. de O. . (2022). PARA ALÉM DO CASULO: A METAMORFOSE FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15773