PARA ALÉM DO CASULO: A METAMORFOSE FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA
Palavras-chave:
Formação, Metamorfose, Professor, Identidade docenteResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o processo de formação de uma professora alfabetizadora do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vereador João Farias Cotrim[1]. No percurso metodológico adotou-se uma abordagem qualitativa. Para recolha dos dados utilizou-se a entrevista. As evidências foram interpretadas a partir da técnica de análise de conteúdo. No caminhar da pesquisa foi possível perceber que a formação da professora alfabetizadora iniciou com seu trajeto de vida pessoal, continuou com seu itinerário profissional, e como estudante de cursos de formação inicial e continuada, e pelas experiências vivenciadas no contexto escolar. Nesses percursos, relacionou-se com várias pessoas e grupos, tudo isso acarretou a construção de seus saberes, de seus valores, resultou na produção de sua vida e em sua identidade docente e sua formação. Dessa forma, o processo formativo do educador ocorre no seu cotidiano, a partir de uma metamorfose motivada a partir de seus conhecimentos, de suas experiências, de suas reflexões e de sua prática. Por fim, a formação é construída e não imposta, são nas mutações de reconstrução que vai se formando um professor.