COMPARTILHANDO SABERES ATRAVÉS DO PROJETO “LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E BAIANA”: PIBID INTERFACES DE UM RELATO DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Catiana Araújo Souza Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Joice Araújo Souza Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Filismina Fernandes Saraiva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Gildeci de Oliveira Leite Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Identidade, Cultura afro-brasileira

Resumo

O presente trabalho irá relatar experiências e vivências acontecidas na oficina “ Conceitos de Literatura Afro-brasileira” do Projeto Literatura Afro-brasileira e Baiana. A oficina teve como objetivo desmistificar conceitos pré-estabelecidos e fixados pela sociedade. As Atividades foram desenvolvidas com alunos do primeiro ao quarto ano do ensino médio técnico, desde agosto de 2018 até junho de 2019, nos períodos matutino, vespertino e noturno por intermédio das bolsistas. Percebeu-se que o ambiente educacional se configurou como um meio de transformação, logo o projeto “Literatura e cultura afro-brasileira e baiana” desenvolveu atividades com o objetivo de descontruir estereótipos, configurar o empoderamento dos negros na sociedade, resgatar a dignidade social e cultural do povo negro, denunciar a escravidão e suas consequências até os dias atuais e deu voz ao negro para que ele seja o seu próprio enunciador. As atividades desenvolvidas durante a oficina contribuíram para a formação, construção e aprimoramento dos saberes dos alunos, lhes enriquecendo com um conhecimento crítico e emancipatório. As mudanças dos alunos puderam ser vistas em seus discursos e intervenções que serão relatados resumidamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Souza, C. A. ., Souza, J. A. ., Saraiva, F. F. ., & Leite, G. de O. . (2022). COMPARTILHANDO SABERES ATRAVÉS DO PROJETO “LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E BAIANA”: PIBID INTERFACES DE UM RELATO DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15745

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)