Ensino de história e educação escolar quilombola
uma análise a partir da Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto (Wanderley - BA)
Abstract
O presente artigo busca compreender como tem se dado o trabalho de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, instituição de Ensino Fundamental II, localizada na Comunidade Negra Ribeirinha de Goiabeira e que atende os estudantes da comunidade quilombola de Sacutiaba e Riacho de Sacutiaba. Para a realização desta análise, fez-se um recorte específico para o componente curricular de História. A escolha do recorte se justifica pela proximidade de área de pesquisa, como também pela compreensão do quanto o ensino de História por décadas se encontrou e ainda se encontra ancorado em bases eurocêntricas. Para a efetivação deste estudo, utilizou-se uma metodologia pautada no cruzamento de fontes, numa abordagem qualitativa, de tipo bibliográfico, documental e de campo. Foi aplicado um formulário ao professor de História, bem como foi empreendida a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A partir dos dados obtidos, foi realizada uma reflexão ancorada por uma discussão teórica a respeito da Educação Escolar Quilombola. Enquanto resultado da pesquisa, observou-se uma grande ausência no que se refere aos materiais didáticos adotados e a proposta do PPP em relação aos objetos de conhecimento de História e da Educação Escolar Quilombola.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.