Ensino de história e educação escolar quilombola

uma análise a partir da Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto (Wanderley - BA)

Auteurs-es

  • Douglas Novais da Silva UFOB

Résumé

O presente artigo busca compreender como tem se dado o trabalho de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, instituição de Ensino Fundamental II, localizada na Comunidade Negra Ribeirinha de Goiabeira e que atende os estudantes da comunidade quilombola de Sacutiaba e Riacho de Sacutiaba. Para a realização desta análise, fez-se um recorte específico para o componente curricular de História. A escolha do recorte se justifica pela proximidade de área de pesquisa, como também pela compreensão do quanto o ensino de História por décadas se encontrou e ainda se encontra ancorado em bases eurocêntricas. Para a efetivação deste estudo, utilizou-se uma metodologia pautada no cruzamento de fontes, numa abordagem qualitativa, de tipo bibliográfico, documental e de campo. Foi aplicado um formulário ao professor de História, bem como foi empreendida a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A partir dos dados obtidos, foi realizada uma reflexão ancorada por uma discussão teórica a respeito da Educação Escolar Quilombola. Enquanto resultado da pesquisa, observou-se uma grande ausência no que se refere aos materiais didáticos adotados e a proposta do PPP em relação aos objetos de conhecimento de História e da Educação Escolar Quilombola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Douglas Novais da Silva, UFOB

Licenciado em História pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Téléchargements

Publié-e

2022-11-14

Comment citer

SILVA, D. N. da. Ensino de história e educação escolar quilombola: uma análise a partir da Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto (Wanderley - BA). Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 17–35, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/15624. Acesso em: 21 nov. 2024.