Ações socioculturais e diálogo de saberes: caminhos para um ensino de ciências inclusivo e plural
Résumé
Este trabalho tem como propósito central contribuir para um repensar do ensino de ciências a partir de discussões sobre diálogos de saberes, problematização da realidade e dialogicidade em comunidades tradicionais. Diante disso, a ação proposta se voltou para ações socioculturais em comunidades quilombolas e moradores de assentamentos sem-terra na região oeste da Bahia, dando voz à cultura e sabedoria desses povos, além das articulações com o ensino de ciências. Este trabalho, realizado na forma de pesquisa-ação, permitiu conhecer e participar de atividades educacionais e culturais dentro dessas comunidades e por meio de entrevistas, diálogos e rodas de conversa foi possível conhecer saberes tradicionais e dialogá-los com outros conhecimentos. Dentre os encaminhamentos, há a sinalização para a preservação e valorização da pluralidade cultural e de saberes no âmbito educacional, em especial nos contextos das comunidades tradicionais, problematizando a hegemonia científica nos currículos e nas práticas socioeducacionais, perspectivas que contribuem para um ensino de ciências plural e inclusivo.
Téléchargements
Références
AMARAL, Emília, ANTÔNIO, Severino, PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Novo Manual, Nova Cultura. Redação Gramática, Literatura, Interpretação de Texto. Editora Nova Cultura. São Paulo. 1993.
BRASIL. Base Nacional Curricular. Educar é a Base. 2018
CARROLL, L. Positivismo lógico. Random House, 1976.
DANIEL, Gil Pérez, MONTORO, Isabel Fernandez. Para uma Imagem não deformada do trabalho científico.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa Ação. Editora da UFPR. 2000
FEENBERG, A. Marcuse ou Habermas: duas críticas da tecnologia. Em: NEDER, R. (org). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. v. 1 n. 3, 2010. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, 2010.
FEYERABEND, Paul. Contra o Método. Editora UNESP, 2007.
FONSECA, Kamilla, MILLI, Júlio César Lemos, BOMFIM, Manuela Gomes, ALMEIDA, Eliane dos Santos, NERES, Cleilde Aguiar, GEHLEN, Simoni Tormohlen. A Feira Livre Como Tema Gerador: Possibilidades de Abordar a Física no Ensino Fundamental. Física na Escola, v. 16, n. 2, 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Editora Paz e Terra, 8ª edição 1985.
_________. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas, São Paulo, 6ª edição, 2008.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa. Tipos Fundamentais. Revista De Administração De Empresas. São Paulo. Vol 35, 1995.
GONDIM, Maria Estela da Costa. A inter-relação entre saberes científicos e saberes populares na escola: uma proposta interdisciplinar baseada em saberes das artesãs do Triângulo Mineiro. Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante Em Ensino De Ciências. Brasília, 2007.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. Editora L&PM, 2014
JAPIASSU, Hilton & MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento Escola: Ciência e Cotidiano. Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (EdUERJ), Primeira edição, 1999.
LOUREIRO, C.; FRANCO, J. Aspectos teóricos e metodológicos do círculo de cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Revista Ambiente e Educação, v. 17, n. 1, 2012.
MARQUES, Raquel Ornelas, GONÇALVES, Heraldo César, MEIRELES, Paulo Roberto de Lima, FERREIRA, Renaldo de Paula. Brotos de alfafa para a alimentação humana. Embrapa, 2007.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uso do Extrato Aquoso de Folhas de NIM para o Controle de Spodoptera frugiperda na Cultura do Milho. 2006
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Editora Bertrand Brasil, 2017, 16ª edição.
OLIVEIRA, Marcos Barros de. Sobre o Significado Político do Positivismo Lógico. Artigos Crítica Marxista.
PESAGRO-RIO. Urina de Vaca. Alternativa Eficiente e Barata. 2002
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. Editora Boitempo, 2ª edição, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. Editora Cortez. 2008.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.
XAVIER; FLOR. Os Saberes Populares e o Ensino de Ciências: uma revisão a partir da literatura nacional. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 02, p. 307-327, mai/ago, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.