Ações socioculturais e diálogo de saberes: caminhos para um ensino de ciências inclusivo e plural

Autores/as

  • Ítalo Anderson Rodrigues Martins Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Suiane Ewerling da Rosa Professora UFOB

Resumen

Este trabalho tem como propósito central contribuir para um repensar do ensino de ciências a partir de discussões sobre diálogos de saberes, problematização da realidade e dialogicidade em comunidades tradicionais. Diante disso, a ação proposta se voltou para ações socioculturais em comunidades quilombolas e moradores de assentamentos sem-terra na região oeste da Bahia, dando voz à cultura e sabedoria desses povos, além das articulações com o ensino de ciências. Este trabalho, realizado na forma de pesquisa-ação, permitiu conhecer e participar de atividades educacionais e culturais dentro dessas comunidades e por meio de entrevistas, diálogos e rodas de conversa foi possível conhecer saberes tradicionais e dialogá-los com outros conhecimentos. Dentre os encaminhamentos, há a sinalização para a preservação e valorização da pluralidade cultural e de saberes no âmbito educacional, em especial nos contextos das comunidades tradicionais, problematizando a hegemonia científica nos currículos e nas práticas socioeducacionais, perspectivas que contribuem para um ensino de ciências plural e inclusivo.

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Biografía del autor/a

Ítalo Anderson Rodrigues Martins, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bahiano, natural do povoado Salobro, município de Canara.

Formado em Licenciatura em física pela UFOB.

Atuante como professor de física no ensino médio e militante das causas negras.

Suiane Ewerling da Rosa, Professora UFOB

Universidade Federal do Oeste da Bahia

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Publicado

2020-10-09

Cómo citar

MARTINS, Ítalo A. R.; ROSA, S. E. da. Ações socioculturais e diálogo de saberes: caminhos para um ensino de ciências inclusivo e plural . Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–97, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/9281. Acesso em: 21 nov. 2024.