PEC-G no Brasil: Trajetória de Intercâmbio Educacional e Multicultural
Mots-clés :
intercâmbio educacional, multiculturalismo, PEC-G, internacionalização do ensino superiorRésumé
Este artigo discute o Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), analisando sua contribuição para o intercâmbio educacional e multicultural a partir da inserção de estudantes africanos na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A pesquisa insere-se no contexto da expansão e interiorização do ensino superior, da inclusão de grupos minoritários e da internacionalização das instituições de ensino no Brasil. Metodologicamente, o estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, com consultas a fontes governamentais. Os resultados indicam que, desde a criação do PEC-G em 1964, o programa expandiu significativamente o número de vagas, cursos e instituições participantes. No caso da UFOB, que implementou o PEC-G em 2013, foram recebidos 15 estudantes provenientes de oito países, distribuídos em seis cursos, com três deles já tendo concluído a graduação, o que evidencia a importância do Programa para o intercâmbio educacional e cultural na região Oeste da Bahia.
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