PEC-G no Brasil: Trajetória de Intercâmbio Educacional e Multicultural

Authors

  • George Michael Borges de Oliveira UFOB
  • Cacilda Ferreira dos Reis IFBA

Keywords:

intercâmbio educacional, multiculturalismo, PEC-G, internacionalização do ensino superior

Abstract

Este artigo discute o Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), analisando sua contribuição para o intercâmbio educacional e multicultural a partir da inserção de estudantes africanos na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A pesquisa insere-se no contexto da expansão e interiorização do ensino superior, da inclusão de grupos minoritários e da internacionalização das instituições de ensino no Brasil. Metodologicamente, o estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, com consultas a fontes governamentais. Os resultados indicam que, desde a criação do PEC-G em 1964, o programa expandiu significativamente o número de vagas, cursos e instituições participantes. No caso da UFOB, que implementou o PEC-G em 2013, foram recebidos 15 estudantes provenientes de oito países, distribuídos em seis cursos, com três deles já tendo concluído a graduação, o que evidencia a importância do Programa para o intercâmbio educacional e cultural na região Oeste da Bahia.

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Author Biographies

George Michael Borges de Oliveira, UFOB

Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Graduando em Direito (UFOB) e Estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS-UFOB). Bolsista CAPES.

Cacilda Ferreira dos Reis, IFBA

Graduada em Serviço Social UCSAL. Doutora em Ciências Sociais/Unicamp. Assistente Social no IFBA. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais-UFOB.

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Published

2024-11-28

How to Cite

DE OLIVEIRA, G. M. B.; FERREIRA DOS REIS, C. PEC-G no Brasil: Trajetória de Intercâmbio Educacional e Multicultural. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 194–210, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22103. Acesso em: 4 dec. 2024.