Letramento Racial Crítico
Caminhos Possíveis Para a Construção Ontológica da Negritude na Universidade
Mots-clés :
Racismo, Epistemologia, PoderRésumé
Este artigo explora como o letramento racial crítico nas universidades pode possibilitar que pessoas negras reconheçam suas identidades e construam suas ontologias de maneira autônoma, desafiando a hegemonia eurocêntrica que predomina no ensino superior. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica com foco em teorias decoloniais e críticas ao racismo estrutural e à colonialidade do saber, destacando as obras de bell hooks (2017), Sueli Carneiro (2005), Frantz Fanon (2008), Silvio Almeida (2019), Antônio Bispo Santos (2023), Grada Kilomba (2019) e Boaventura de Sousa Santos (2004). O estudo propõe que o letramento racial crítico pode ser uma ferramenta emancipadora, ao possibilitar que as epistemologias negras sejam valorizadas no ambiente acadêmico, fomentando uma educação que desafie o epistemicídio.
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Références
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