Possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir do Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior do Campus São Paulo do IFSP

Autores/as

  • Ildeiane Pereira de Oliveira Souza Prefeitura municipal de Cotia
  • Tatyana Murer Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palabras clave:

Educação das relações étnico-raciais, Currículo, Docência em Educação Superior

Resumen

O presente artigo apresenta um recorte de um estudo mais amplo, que vislumbrou o debate acerca da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de pós-graduação em Docência na Educação Superior do campus São Paulo do IFSP (IFSP-SPO, 2019). O recorte analisa os elementos iniciais do documento, especialmente justificativa e concepção do curso; objetivos geral e específico; público-alvo; e perfil do egresso, bem como suas referências bibliográficas. Para tanto, fundamenta-se na legislação vigente (Lei nº10.639/2003; Lei nº. 11.645/2008; Resolução CNE/CP nº 01/2004) e apresenta aporte teórico tanto de autores da educação das relações étnico-racias (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2012, 2012a), quando do currículo (APPLE, 1982; 2002; ARROYO, 2011; LIBÂNEO, 1984; OLIVEIRA; CANDAU, 2010). O percurso teórico-metodológico privilegia a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos dados do recorte aponta para a existência da iniciativa de inserção da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso Docência na Educação Superior do campus São Paulo do IFSP, entretanto a brevidade textual do tema na proposta sugere que pode se restringir a temas e conteúdos, sem proporcionar diversidade epistemológica racial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ildeiane Pereira de Oliveira Souza, Prefeitura municipal de Cotia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVII. Especialista em Docência na Educação Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO).

Tatyana Murer Cavalcante , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora efetiva do do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO).

Citas

APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo oficial? In: MOREIRA; Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRASIL. Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008. Dispõe sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 12 de março de 2008. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em 23 de abr. de 2022.

BRASIL. Orientações e ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf Acesso em 31 de jul. de 2023.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, território em disputa. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário oficial da União. Brasília, DF, 22 de junho de 2004. Seção 1, p. 11. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf Acesso 29 Abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 de janeiro de 2003. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003l10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias Acesso em 23 de abr. de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dezembro de 1996: MEC, 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 23 de abr. de 2022.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo negro, 2001.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: história, tendências e dilemas contemporâneos. Dimensões. Vitória, n. 21, p. 101-124. 2008.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc. Campinas, vol. 33, n. 120, p. 724-744, Jul/Set. 2012.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [S.l.],v.12, n.1, p. 98-109, Jan/Abr. 2012a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Resolução n.º 89, de 05 de novembro de 2019, que aprova a reformulação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Docência na Educação Superior do Campus São Paulo. São Paulo: IFSP, 2019. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/DOCUMENTOS_MENU_LATERAL_FIXO/POS_GRADUA%C3%87%C3%83O/ESPECIALIZA%C3%87%C3%83O/Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Professores_%C3%8Anfase_Ensino_Superior/Reformula%C3%A7%C3%A3o/Resolu%C3%A7%C3%A3o_89_2019_Aprova_a_reformula%C3%A7%C3%A3o_do_curso_LS_Doc_Ed_Sup.pdf Acesso 13 mai. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO PAULO. Projeto de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Docência na Educação Superior. São Paulo: IFSP-SPO, 2019, 42 p. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/DOCUMENTOS_MENU_LATERAL_FIXO/POS_GRADUA%C3%87%C3%83O/ESPECIALIZA%C3%87%C3%83O/Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Professores_%C3%8Anfase_Ensino_Superior/Reformula%C3%A7%C3%A3o/PPC_Reformula%C3%A7%C3%A3o_2019_Final.pdf Acesso em: 26 abr. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO PAULO. Projeto do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores (ênfase no Magistério Superior). 2a ed. revista. São Paulo: IFSP-SPO, 2009, 47 p. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/DOCUMENTOS_MENU_LATERAL_FIXO/POS_GRADUA%C3%87%C3%83O/ESPECIALIZA%C3%87%C3%83O/Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Professores_%C3%8Anfase_Ensino_Superior/2007_curso_de_espec_pos_grad_lato_sensu_em_form_de_professores.pdf Acesso em: 26 abr. 2024.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n.01, p. 15-40, abr. 2010.

ORSO, Paulino José; MALANCHEN, Julia. Pedagogia histórico-crítica e a defesa do saber objetivo como centro do currículo escolar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR.10., 2016, Campinas. Anais […]. Campinas: UNICAMP, 2016. Disponível em:https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/881-2719-1-pb.pdf Acesso 29 Abr. 2024.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013

SANTOMÉ, Jurgo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, Israel Jairo. A raça e o gênero na docência do ensino superior. In: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, vol. XIV, n. 10, 2020, São Cristóvão. Anais […]. São Cristóvão: Anasis, 2020. p. 1-18. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344520932 Acesso em 02 de ago. De 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

SCHMIDT, Elizabeth Silveira. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes. Ponta Grossa, vol. 11, n. 1, p. 59-69, jun. 2003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/humanas/article/view/492/493 Acesso em 02 de ago. de 2021.

Publicado

2024-11-28

Cómo citar

SOUZA, I. P. de O.; MURER CAVALCANTE , T. Possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir do Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior do Campus São Paulo do IFSP. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 68–84, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22082. Acesso em: 4 dic. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.