Discriminação étnico-racial

Reflexos da colonização e da formação cultural brasileira

Autores

Resumo

As inter-relações entre discriminação étnico-racial, colonização e formação cultural no Brasil têm assumido novas interfaces, mas suas implicações continuam a atingir os mesmos grupos sociais. Este trabalho objetiva analisar como as discriminações dessa natureza tem-se constituído no país e seus reflexos nas condições de vida dos grupos segregados, pelos marcadores culturais e raciais. A reflexão apresentada é resultado da análise teórica de uma das categorias discutidas na dissertação intitulada “Interculturalidade e políticas de ações afirmativas étnico-raciais: desafios e perspectivas dos currículos dos cursos de formação de professores(as). Para tanto, recorremos às contribuições teóricas de alguns(as) autores(as): Fanon (1980), Munanga (2004), Hall (2006), Santos (2007), Almeida (2019), dentre outros(as). Os achados iniciais apontaram que as discriminações se constituem na materialização dos preconceitos e racismos, os quais são construções socioculturais que têm influenciado a estruturação da identidade cultural brasileira e as desigualdades sociais, econômicas, culturais, educacionais e o acesso aos direitos fundamentais. Conquanto, as propostas educacionais antidiscriminatória, crítica e para a diferença são apontadas como alternativas para a formação de uma outra consciência sobre as relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Souza do Prado Anjos, UNEB

Mestranda do Programa de Ciências Humanas e Sociais (UFOB). Especialização em Coordenação Pedagógica (2019) pela UCAM e Metodologia de Ensino para Educação Profissional (2015) pela UNEB/SUPROF. Graduada em Ciências Contábeis (2014) e em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos (2009) pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX – Barreiras. Analista Universitária – Pedagoga da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IX.

Marilde Queiroz Guedes, UNEB

Pós-Doutorado (Universidade de Lisboa, Lisboa/PT (2018), Doutora em Educação: Currículo - PUC-SP (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC-MG (1993). Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde - PE (1982). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - PE (1985). Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IX. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (UFOB).

Downloads

Publicado

2021-11-18