Ações socioculturais e diálogo de saberes: caminhos para um ensino de ciências inclusivo e plural
Resumo
Este trabalho tem como propósito central contribuir para um repensar do ensino de ciências a partir de discussões sobre diálogos de saberes, problematização da realidade e dialogicidade em comunidades tradicionais. Diante disso, a ação proposta se voltou para ações socioculturais em comunidades quilombolas e moradores de assentamentos sem-terra na região oeste da Bahia, dando voz à cultura e sabedoria desses povos, além das articulações com o ensino de ciências. Este trabalho, realizado na forma de pesquisa-ação, permitiu conhecer e participar de atividades educacionais e culturais dentro dessas comunidades e por meio de entrevistas, diálogos e rodas de conversa foi possível conhecer saberes tradicionais e dialogá-los com outros conhecimentos. Dentre os encaminhamentos, há a sinalização para a preservação e valorização da pluralidade cultural e de saberes no âmbito educacional, em especial nos contextos das comunidades tradicionais, problematizando a hegemonia científica nos currículos e nas práticas socioeducacionais, perspectivas que contribuem para um ensino de ciências plural e inclusivo.
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