Letramento Racial Crítico

Caminhos Possíveis Para a Construção Ontológica da Negritude na Universidade

Autores

  • Jéferson Oliveira Morais UFOB

Palavras-chave:

Racismo, Epistemologia, Poder

Resumo

Este artigo explora como o letramento racial crítico nas universidades pode possibilitar que pessoas negras reconheçam suas identidades e construam suas ontologias de maneira autônoma, desafiando a hegemonia eurocêntrica que predomina no ensino superior. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica com foco em teorias decoloniais e críticas ao racismo estrutural e à colonialidade do saber, destacando as obras de bell hooks (2017), Sueli Carneiro (2005), Frantz Fanon (2008), Silvio Almeida (2019), Antônio Bispo Santos (2023), Grada Kilomba (2019) e Boaventura de Sousa Santos (2004). O estudo propõe que o letramento racial crítico pode ser uma ferramenta emancipadora, ao possibilitar que as epistemologias negras sejam valorizadas no ambiente acadêmico, fomentando uma educação que desafie o epistemicídio.

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Biografia do Autor

Jéferson Oliveira Morais, UFOB

Bacharel em Humanidades e acadêmico do curso de Direito pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Pós-graduando em Educação em Direitos Humanos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E-mail: jeferson.m8500@ufob.edu.br

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

MORAIS, J. O. Letramento Racial Crítico: Caminhos Possíveis Para a Construção Ontológica da Negritude na Universidade. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 252–262, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22100. Acesso em: 4 dez. 2024.