Letramento Racial Crítico
Caminhos Possíveis Para a Construção Ontológica da Negritude na Universidade
Palavras-chave:
Racismo, Epistemologia, PoderResumo
Este artigo explora como o letramento racial crítico nas universidades pode possibilitar que pessoas negras reconheçam suas identidades e construam suas ontologias de maneira autônoma, desafiando a hegemonia eurocêntrica que predomina no ensino superior. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica com foco em teorias decoloniais e críticas ao racismo estrutural e à colonialidade do saber, destacando as obras de bell hooks (2017), Sueli Carneiro (2005), Frantz Fanon (2008), Silvio Almeida (2019), Antônio Bispo Santos (2023), Grada Kilomba (2019) e Boaventura de Sousa Santos (2004). O estudo propõe que o letramento racial crítico pode ser uma ferramenta emancipadora, ao possibilitar que as epistemologias negras sejam valorizadas no ambiente acadêmico, fomentando uma educação que desafie o epistemicídio.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora, 2019.
CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Repositório da USP, 2005.
COPE, Bill. KALANTZIS, Mary. (Eds.) Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routlege: London, 2000.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. São Paulo: Editora, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de Racismo do cotidiano. São Paulo: Editora, 2019.
KLEIMAN, ngela. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 72–91, jul. 2014.
MINAYO, Maria de Sousa. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. São Paulo: Editora Vozes, 2010.
MORAES, Renato. Métodos e Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais. Buenos Aires: Editora, 2000.
SANTOS, Antônio Bispo. A Terra dá, a Terra Quer. Ubu: Editora, 2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa . Um discurso sobre as ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES. Maria Paula [orgs.]. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
hooks, bell. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. New York: Routledge, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.