Possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir do Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior do Campus São Paulo do IFSP

Autores

  • Ildeiane Pereira de Oliveira Souza Prefeitura municipal de Cotia
  • Tatyana Murer Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, Currículo, Docência em Educação Superior

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de um estudo mais amplo, que vislumbrou o debate acerca da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de pós-graduação em Docência na Educação Superior do campus São Paulo do IFSP (IFSP-SPO, 2019). O recorte analisa os elementos iniciais do documento, especialmente justificativa e concepção do curso; objetivos geral e específico; público-alvo; e perfil do egresso, bem como suas referências bibliográficas. Para tanto, fundamenta-se na legislação vigente (Lei nº10.639/2003; Lei nº. 11.645/2008; Resolução CNE/CP nº 01/2004) e apresenta aporte teórico tanto de autores da educação das relações étnico-racias (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2012, 2012a), quando do currículo (APPLE, 1982; 2002; ARROYO, 2011; LIBÂNEO, 1984; OLIVEIRA; CANDAU, 2010). O percurso teórico-metodológico privilegia a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos dados do recorte aponta para a existência da iniciativa de inserção da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso Docência na Educação Superior do campus São Paulo do IFSP, entretanto a brevidade textual do tema na proposta sugere que pode se restringir a temas e conteúdos, sem proporcionar diversidade epistemológica racial.

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Biografia do Autor

Ildeiane Pereira de Oliveira Souza, Prefeitura municipal de Cotia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVII. Especialista em Docência na Educação Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO).

Tatyana Murer Cavalcante , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora efetiva do do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO).

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

SOUZA, I. P. de O.; MURER CAVALCANTE , T. Possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir do Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior do Campus São Paulo do IFSP. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 68–84, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22082. Acesso em: 4 dez. 2024.

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