Possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir do Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior do Campus São Paulo do IFSP
Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, Currículo, Docência em Educação SuperiorResumo
O presente artigo apresenta um recorte de um estudo mais amplo, que vislumbrou o debate acerca da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de pós-graduação em Docência na Educação Superior do campus São Paulo do IFSP (IFSP-SPO, 2019). O recorte analisa os elementos iniciais do documento, especialmente justificativa e concepção do curso; objetivos geral e específico; público-alvo; e perfil do egresso, bem como suas referências bibliográficas. Para tanto, fundamenta-se na legislação vigente (Lei nº10.639/2003; Lei nº. 11.645/2008; Resolução CNE/CP nº 01/2004) e apresenta aporte teórico tanto de autores da educação das relações étnico-racias (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2012, 2012a), quando do currículo (APPLE, 1982; 2002; ARROYO, 2011; LIBÂNEO, 1984; OLIVEIRA; CANDAU, 2010). O percurso teórico-metodológico privilegia a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos dados do recorte aponta para a existência da iniciativa de inserção da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso Docência na Educação Superior do campus São Paulo do IFSP, entretanto a brevidade textual do tema na proposta sugere que pode se restringir a temas e conteúdos, sem proporcionar diversidade epistemológica racial.
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Referências
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