HISTORICIDADE DA REDE 5G (QUINTA GERAÇÃO): APLICAÇÕES E DESAFIOS
Resumo
A tecnologia sem fio provocou mudanças na sociedade e nas formas de negócio. A evolução dos dispositivos móveis desde o sistema de comunicação analógico ao que se tem hoje de comunicação instantânea, forneceram de forma eficiente as necessidades da sociedade. No entanto, devido as novas demandas de uso de banda larga fixa e móvel, comunicação massiva de Internet, cidade e indústrias baseados na efemeridade da informação, fora exigido uma rede confiável e de baixa latência. Neste sentido, a rede 5G tem se apresentado como um facilitador na transformação digital, trazendo tecnologias e experiências inéditas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a rede 5G e sua nova arquitetura, demonstrando através de seus resultados as possíveis aplicações e possibilidades técnicas da nova rede, bem como, elencar os desafios a serem superados. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados com recorte temporal entre os anos de 2019 e 2023. Os tópicos sucedem esta introdução, descrevem sobre a historicidade das redes de comunicações móveis, caracterização da rede 5G, panorama atual da nova arquitetura nos contextos global e local (Brasil), além de apresentar a aplicabilidade da rede. O estudo de revisão permitiu observar que a nova rede de quinta geração, tem o potencial de possibilitar novas aplicações e modelos de negócios que podem melhorar drasticamente a qualidade de vida em todo o mundo. Ainda que existam desafios, operadoras e empresas do ramo de tecnologia tem feito esforços para tornar a rede 5G realidade, principalmente no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Washington Lima de Santana, Anderson Dourado Sisnando, Kilder Leite Ribeiro, Robson Hebraico Cipriano Maniçoba, Alex Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.