REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE PANC NO BRASIL: ASPECTOS NUTRICIONAIS E MEDICINAIS
Resumo
As plantas alimentícias não convencionais (PANC) representam um papel relevante para as pesquisas científicas, assim como para a medicina e a cultura e popular, especificamente para a culinária local, preservando os saberes e fazeres dos povos originários, os quais foram os primeiros a utilizar essas plantas. O estudo destas espécies proporciona ampliar o conhecimento sobre suas propriedades químicas e nutricionais e suas aplicações terapêuticas. O presente trabalho objetivou realizar uma revisão sistemática utilizando artigos que discorreram sobre o valor nutricional e o potencial medicinal das PANC no Brasil publicados entre os anos de 2010 a 2020. Após a triagem, baseada nos fatores de inclusão e exclusão, foram selecionados 26 trabalhos de origem nacional para análise, encontrados nas bibliotecas eletrônicas da Google Scholar, Scielo, Academia Edu, Research, Pubmed e Science Direct. Os artigos evidenciaram uma vasta utilização das PANC em diferentes regiões no Brasil, assim como foi observado um aumento de interesse dos pesquisadores sobre a temática no período estudado, tendo em vista a sua contribuição para a sustentabilidade, diminuindo o impacto ambiental, bem como a insegurança alimentar em função do seu potencial nutritivo e medicinal, o que contribui para a saúde humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.