O PRECONCEITO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENRAIZADO ENTRE REGIÕES DO BRASIL

Autori

  • Juscélia Santos Xavier UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Parole chiave:

Cultura, língua, Preconceito, Regiões.

Abstract

O presente artigo busca analisar o preconceito cultural e linguístico enraizado na sociedade desde o Brasil colônia. Sabe - se que as diferenças linguísticas e culturais ocorrem entre regiões, classes sociais, níveis de escolaridade e faixas etárias. Dessa forma, quem tem um elevado grau de instrução acham-se detentores da norma culta e desprezam os que são desprovidos de uma catequização ditada pela norma- padrão. O Nordeste sempre foi considerado pelos sulistas como uma região culturalmente inferior. O etnocentrismo define as atitudes de alguns indivíduos que consideram seus hábitos superiores à outras culturas. As regiões Sul e Sudeste são tidas, até os dias de hoje, como as mais desenvolvidas, economicamente e culturalmente, isso devido ao processo histórico pelas quais passaram desde o Brasil Colônia. As regiões Norte e Nordeste, desde sempre, sofreram preconceitos no aspecto social e cultural, em que sempre foram caracterizadas como locais subdesenvolvidos e atrasados economicamente. Sendo assim, o objetivo do trabalho é justamente identificar os fatores que levam a região Nordeste do Brasil ser classificada como culturalmente inferior pelo ponto de vista da sociedade como um todo, como também, evidenciar imagens preconceituosas propagadas em redes sociais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALBANO DA COSTA, Sebastião Guilherme: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lima-erica-costa-sebastiao-significacoes-nacionais-de-expressoes-locais.pdf Significações nacionais de expressões locais: cultura, região e mídia no Brasil.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Prefácio de Margareth Rago, São Paulo: Cortez, 2009.

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolinguística, 15 ed. – São Paulo: Contexto, 2006.

COSTA et al. Artigo: Dos falares do Brasil ao falar do Nordeste, 2011.

GOMES, Sueli de Castro. Uma inserção dos nordestinos em São Paulo: o comércio de retalhos. Imaginário- USP, 2006, vol. 12, n 13, 143-169.

MARIANO, Nilson. Artigo: A origem do ódio contra os nordestinos, 2014. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/eleicoes-2014/noticia/2014/10/a-origem-do-odio-contra-os-nordestinos-4630415.html

PEREIRA, Elder. Artigo: Preconceito contra nordestinos mostra um Brasil que não é cordial. 2016.

Disponível em: http://consultorelder.jusbrasil.com.br/artigos/231687919/preconceito-contra-nordestinos-mostra-um-brasil-que-nao-e-cordial.

RIBEIRO, Darcy. Extraído do livro ‘O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil’, editora Companhia das Letras, SP, 1995, pág. 225),

Disponível em: file:///C:/Users/User/Desktop/ARTIGO%20NORDESTE.pdf

RIBEIRO, Paulo Silvino. "Cultura Brasileira: da diversidade à desigualdade"; Brasil Escola.

Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira-diversidade-desigualdade.htm>. Acesso em 14 de abril de 2016.

SARMENTO, Leonardo. O “impeachment” e a questão do ódio aos nordestinos 2014. Disponível em: http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/158436/O%E2%80%9Cimpeachment%E2%80%9D-e-a-quest%C3%A3o-do-%C3%B3dio-aos-nordestinos.htm

www.oieduca.com.br/artigos/convivendo-com-a-diferenca/preconceito-contra-nordestinos.html.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-09-04

Come citare

Santos Xavier, J. (2020). O PRECONCEITO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENRAIZADO ENTRE REGIÕES DO BRASIL. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 5(3), 44–58. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/8907

Fascicolo

Sezione

Sociedade