OS IMPACTOS DO MAL-ESTAR DOCENTE NA PRÁTICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
Este estudo teve por objetivo analisar os impactos do mal-estar docente na prática e no processo de formação do professor na contemporaneidade. Partiu-se, então, da seguinte questão: De que modo o mal-estar docente pode influenciar a prática e a formação do professor no cenário atual? O traçado metodológico deste estudo compreende a abordagem qualitativa numa perspectiva fenomenológica, pautando-se na pesquisa-formação, fazendo uso da roda de conversa e do diário experiencial como dispositivo de coleta de dados. Nesse sentido, os dados produzidos foram analisados a partir da linha fenomenológica, ou seja, interpretados por meio da descrição dos eventos narrados pelos sujeitos participantes da pesquisa. Portanto, os resultados encontrados evidenciaram a necessidade dos espaços voltados para os diálogos entre os docentes e seus pares (a respeito das experiências), como também entre os docentes e a gestão, os alunos e as famílias, reafirmando a importância dos espaços de fala e escuta para ressignificação da prática e alívio do mal-estar. Apontou-se ainda a necessidade de políticas públicas de prevenção quanto ao adoecimento dos docentes e a profissionalização como requisito para garantia da formação e melhoria da prática pedagógica.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Formação de professores. Mal-estar docente.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.