ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO INSTAGRAM E IFOOD

Autores/as

  • Tainá Santos do Nascimento UNEB
  • Rosângela Moreira De Oliveira UNEB

Resumen

O marketing digital tornou-se uma ferramenta indispensável nas estratégias das micro e pequenas empresas, principalmente no fortalecimento de sua imagem, visibilidade no mercado e estabelecimento de relacionamentos com o seu público-alvo. A crescente popularidade das redes sociais e do uso dos aplicativos de deliveries mudou a forma como as pessoas interagem com o produto, principalmente nos setores ligados ao ramo alimentício. O presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente as estratégias de marketing digital utilizadas por dez hamburguerias nas plataformas Instagram e Ifood. A pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa, com objetivo descritivo e utilizando-se como procedimentos, pesquisa de referencial teórico, documental e levantamento de dados a partir da observação dos perfis das hamburguerias a respeito de postagens, engajamento, tipos de conteúdo e avaliações dos clientes. Os dados analisados foram coletados no período de 6 semanas. Os resultados da pesquisa apontam que o Instagram é considerado o meio mais efetivo para a construção da marca e engajamento do público e o IFood como um canal de vendas que aumenta a visibilidade dos estabelecimentos. Ao fim do estudo conclui-se que as hamburguerias que combinam as suas estratégias de forma equilibrada em ambas as plataformas conseguem melhorar a sua presença, resultados e proporcionar uma competitividade em um cenário dinâmico. 

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Biografía del autor/a

Rosângela Moreira De Oliveira, UNEB

Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS. Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Publicado

2024-10-27

Cómo citar

Santos do Nascimento, T., & Oliveira, R. M. D. (2024). ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO INSTAGRAM E IFOOD. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(3), 229–258. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/20639