MARKETING VERDE: O CONSUMO CONSCIENTE DE PLÁSTICO EM DOIS SEGMENTOS DE BEBIDAS (PEPSICO E AMBEV)

Autores/as

  • Yamka Saraiva Portugal Matias UNEB
  • Juliana Pereira SESC

Resumen

Este artigo apresenta uma análise do planejamento de marketing sustentável de duas empresas brasileiras, a PepsiCo e Ambev. Essas empresas adotam ações para reduzir a quantidade de material plástico no meio ambiente, em seu modelo logístico de distribuição e de produção de produtos disponíveis para o mercado brasileiro, no ano de 2022. O estudo foi elaborado a partir da seguinte problemática: qual ação voltada para o marketing verde, com destaque para a redução de plástico, está sendo desenvolvida pelas empresas PepsiCo e Ambev que atuam no segmento de bebidas? O objetivo desta pesquisa é analisar as ações de planejamento sustentável das empresas PepsiCo e Ambev, voltadas para redução de resíduos de plástico no meio ambiente, a partir da adesão ao marketing sustentável. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem dedutiva qualitativa, de cunho exploratória e comparativa para análise dos dados, com o uso de pesquisa bibliográfica e de internet. Notou-se que as organizações PepsiCo e Ambev têm adotado iniciativas que substituem a matéria prima plástico por papel nos canudos, estabeleceram parcerias com fornecedores alinhados à estratégia sustentável e têm incentivado projetos de startups e cooperativas responsáveis pela coleta e reciclagem dos resíduos de plástico. Portanto, essas ações refletem estratégias de marketing verde para posicionamento da marca, conquistando diferencial no mercado competitivo, caracterizando os dois segmentos de bebidas como empresas ecologicamente sustentáveis, fomentando seus papéis influenciadores das tendências atuais de consumo.

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Publicado

2023-05-17

Cómo citar

Matias, Y. S. P., & Pereira, J. (2023). MARKETING VERDE: O CONSUMO CONSCIENTE DE PLÁSTICO EM DOIS SEGMENTOS DE BEBIDAS (PEPSICO E AMBEV). Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 8(2), 119–144. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/16520