História, genealogia e literatura menor: samba como um canto dissidente

samba as a dissident song

Autores/as

Resumen

O artigo busca demonstrar como os sambas enredos podem ser bem acomodados no conceito de literatura menor. Para verificar a hipótese investigativa, faremos, primeiramente, uma discussão sobre genealogia e História a partir dos apontamentos de Michel Foucault. Em seguida, partiremos para uma definição, sempre provisória, de literatura menor e o seu caráter desterritorializador e rebelde. Por fim, realizaremos a análise de alguns sambas enredos para justificar o argumento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wesley Barbosa, UFF e UFES

Licenciado em História pela UFES e bacharel em Psicologia pela mesma instituição. Mestre em Filosofia pelo PPGFIL-UFES. Doutorando em Filosofia pelo PPGFIL-UFES e doutorando em psicologia pelo PPGP-UFF. 

Thalita Farias, UFES

Bacharela em Enfermagem e Obstetrícia pela UFES e  pós graduada em Saúde Coletiva com Ênfase em Vigilância em Saúde pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI). 

Publicado

2022-09-16

Cómo citar

Barbosa, W., & Farias, T. . (2022). História, genealogia e literatura menor: samba como um canto dissidente: samba as a dissident song. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 52–69. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/14545